Consórcio e financiamento imobiliário: entenda as diferenças

A aquisição da casa própria pode ser realizada de diferentes maneiras, de acordo com o seu perfil e com o seu objetivo. 

Ter a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Com o avanço do mercado imobiliário, surgem novas opções para comprar o seu imóvel. Você conhece a diferença entre consórcio e financiamento imobiliário? Saiba tudo sobre esses dois meios de realizar o seu sonho.  

É preciso analisar as diferentes formas de adquirir um imóvel 

Como funciona o consórcio imobiliário? 

O consórcio imobiliário é uma modalidade de compra coletiva, na qual um grupo de pessoas se une para adquirir um bem de alto valor, como um imóvel. Cada participante do grupo paga uma parcela mensal, que é destinada a um fundo comum. Esse fundo é usado para contemplar os consorciados com uma carta de crédito, que permite a compra do imóvel à vista. 

A contemplação pode ocorrer de duas formas: por sorteio ou por lance. No sorteio, um consorciado é escolhido aleatoriamente a cada mês para receber a carta de crédito. No lance, o consorciado pode ofertar um valor extra, que é somado à sua parcela, para aumentar as suas chances de ser contemplado. O lance vencedor é o que representa a maior porcentagem do valor do imóvel. 

Essa modalidade não cobra juros, mas sim uma taxa de administração, que é o valor pago à empresa que organiza e gerencia o grupo. Essa taxa é diluída nas parcelas mensais, e varia de acordo com a empresa e o plano escolhido. 

Além disso, pode ter diferentes objetivos, como comprar a casa própria, um imóvel comercial, um terreno, uma chácara, ou até mesmo construir ou reformar um imóvel já existente. 

E o financiamento imobiliário? Como ele funciona? 

O financiamento imobiliário é uma modalidade de crédito, na qual uma instituição financeira, como um banco ou uma corretora, empresta um valor para a compra de um imóvel. O comprador paga esse valor em parcelas mensais, que são acrescidas de juros e correção monetária. 

A dívida tem um prazo longo para ser quitada, que pode chegar a até 35 anos, dependendo da instituição e do plano escolhido. O prazo para a liberação do crédito é de cerca de 30 dias, após a análise de crédito e a avaliação do imóvel. 

Nessa modalidade, o comprador recebe o imóvel imediatamente, mas paga um valor maior do que o valor original do bem, por conta dos juros e das taxas cobradas pela instituição financeira. Assim, é o formato indicado para quem tem urgência em adquirir o imóvel, e não dispõe de todo o recurso financeiro necessário para a compra à vista.  

Quais são as diferenças entre consórcio e financiamento imobiliário? 

Agora que você já sabe o que é consórcio e financiamento imobiliário, vamos comparar as principais diferenças entre essas duas opções: 

Juros: O consórcio não cobra juros, apenas uma taxa de administração, que é menor do que a taxa de juros do financiamento. O financiamento cobra juros, que podem variar de acordo com a instituição, o plano, o prazo e o perfil do comprador. 

Parcelas: O consórcio tem parcelas menores do que o financiamento, pois não há incidência de juros. O financiamento tem parcelas maiores, pois há acréscimo de juros e correção monetária. 

Prazo: O consórcio tem um prazo definido na contratação do plano, que pode variar de 60 a 200 meses, dependendo do valor do imóvel. O financiamento tem um prazo que pode chegar a até 35 anos, dependendo da instituição e do plano escolhido. 

Liberação do crédito: O consórcio depende da contemplação por sorteio ou lance, que pode ocorrer a qualquer momento durante o prazo do plano. O financiamento depende da análise de crédito e da avaliação do imóvel, que leva em média 30 dias. 

Recebimento do imóvel: O consórcio permite a compra do imóvel à vista, após a contemplação, o que possibilita a negociação de descontos. O financiamento permite o recebimento do imóvel imediatamente, após a liberação do crédito, mas sem a possibilidade de descontos. 

Planejamento: O consórcio exige paciência e disciplina, pois não há garantia de quando o consorciado será contemplado. O financiamento exige responsabilidade e comprometimento, pois é um endividamento a longo prazo.  

Como escolher entre consórcio e financiamento imobiliário? 

A escolha entre consórcio e financiamento imobiliário depende de vários fatores, como a sua situação financeira, o seu perfil de comprador, o seu objetivo, o seu prazo e a sua disponibilidade de recursos. 

Antes de decidir, é importante que você faça uma análise da sua renda, das suas despesas, das suas reservas e das suas dívidas, para saber qual é a sua capacidade de pagamento e de poupança. Você também deve pesquisar sobre as condições oferecidas pelas empresas de consórcio e pelas instituições financeiras, para comparar as taxas, os prazos, os planos e as vantagens de cada uma. 

De forma geral, o consórcio é mais vantajoso para quem não tem pressa em adquirir o imóvel, e prefere pagar parcelas menores, sem juros. O financiamento é mais vantajoso para quem tem urgência em adquirir o imóvel, e dispõe de uma entrada significativa, que reduza o valor das parcelas e dos juros.  

O planejamento é parte fundamental na hora de realizar o sonho 

Reprodução / Freepik 

Leia mais: 

Saiba os documentos necessários para financiar um apartamento 

Entenda o que é ITBI e como funciona na compra de um imóvel 

Como calcular a entrada mínima para comprar um apartamento?   

Sobre a Habras 

Desde a nossa fundação a Habras consolidou-se como uma incorporadora e construtora especializada em projetos residenciais verticais e horizontais no estado de São Paulo.    

Acreditamos profundamente no impacto transformador de uma habitação de qualidade e, por isso, investimentos em equipamentos e ferramentas que garantam mais eficiência e rentabilidade em nossas obras.    

Buscamos sempre soluções que estejam enquadradas com políticas socioambientais, minimizando o impacto no meio ambiente e contribuindo para a comunidade na qual estamos inseridos.    

Nos dedicamos a projetos que inspiram e refletem a nossa solidez. Não construímos apenas edifícios; construímos lares, conexões e futuros brilhantes. 

Outras postagens interessantes