O benefício do décimo terceiro pode ser usado de diversas formas para facilitar a aquisição de um imóvel, desde o pagamento das taxas até a compra dos móveis
Quando o fim do ano chega, todos esperam pelo décimo terceiro salário. Esse benefício, que é garantido por lei para todos os trabalhadores com carteira assinada, pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja comprar um imóvel e sair do aluguel. Mas como usar o décimo terceiro para realizar o sonho da casa própria? Confira as dicas da Habras.
É preciso organizar o décimo terceiro salário para o financiamento
Reprodução / Freepik
Pagar as taxas do financiamento
Uma das formas de usar o décimo terceiro para comprar um imóvel é pagar as taxas que são cobradas no processo de financiamento. Essas taxas incluem o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), que é um tributo municipal que varia de acordo com a cidade, e os custos cartorários de lavratura e registro das escrituras, que são tabelados pelo estado.
Essas taxas podem representar um valor significativo no orçamento do comprador, chegando a cerca de 5% do valor do imóvel. Por isso, usar o décimo terceiro para quitá-las pode ser uma boa alternativa.
Pagar parcelas atrasadas
Outra forma de usar o décimo terceiro para comprar um imóvel é pagar parcelas atrasadas do financiamento, caso você já tenha adquirido o seu apartamento e esteja com dificuldades para manter as contas em dia.
Pagar as parcelas em atraso é importante para evitar a incidência de juros e multas, que podem aumentar o valor da dívida e comprometer o seu orçamento. Além disso, pagar as parcelas em dia evita que o seu nome fique negativado e que você corra o risco de perder o seu imóvel por inadimplência.
Portanto, usar o décimo terceiro para regularizar a sua situação com o banco ou a construtora pode ser uma forma de garantir a sua tranquilidade financeira e a sua segurança patrimonial.
É preciso administrar bem o décimo terceiro salário
Reprodução / Freepik
Pagar parcelas futuras com a amortização
Uma terceira forma de usar o décimo terceiro para comprar um imóvel é pagar parcelas futuras do financiamento com a amortização. A amortização é o abatimento do saldo devedor do financiamento, que pode ser feito de forma parcial ou total, a qualquer momento do contrato.
Ao amortizar o saldo devedor, você pode escolher entre reduzir o valor das parcelas ou o prazo do financiamento, de acordo com a sua preferência. Dessa forma, você pode economizar nos juros e quitar o seu imóvel mais rápido.
Para amortizar o saldo devedor, você deve entrar em contato com o banco, ou através do aplicativo do banco e informar o valor que deseja pagar e a forma de amortização que prefere. Em geral, não há limite mínimo ou máximo para a amortização, mas é preciso verificar as condições do seu contrato.
Comprar os móveis para o novo apartamento
Uma quarta forma de usar o décimo terceiro para comprar um imóvel é comprar os móveis para o novo apartamento. Essa é uma opção para quem já comprou o seu imóvel e está prestes a se mudar, ou para quem já se mudou e quer deixar o seu apartamento mais bonito e confortável.
Comprar os móveis para o novo apartamento pode ser uma forma de aproveitar o décimo terceiro para dar um toque pessoal ao seu lar, escolhendo os itens que mais combinam com o seu estilo e com o seu espaço. Além disso, comprar os móveis à vista pode ser uma forma de conseguir descontos e economizar no seu orçamento.
No entanto, antes de comprar os móveis para o novo apartamento, é importante planejar bem as suas compras, pesquisar os preços e as formas de pagamento, e evitar o endividamento. Lembre-se de que o seu imóvel ainda tem outras despesas, como condomínio, IPTU, água, luz, gás e internet, que devem ser consideradas na sua planilha financeira.
Destinar o décimo terceiro salário para a compra de um imóvel é uma opção inteligente
Reprodução / Freepik
Guardar o valor para a entrada do apartamento
Uma quinta e última forma de usar o décimo terceiro para comprar um imóvel é guardar para fazer uma boa reserva e dar uma boa entrada. Essa é uma opção para quem ainda não comprou o seu imóvel, mas está se planejando para isso.
Guardar o décimo terceiro para fazer uma boa reserva pode ser uma forma de se preparar para os imprevistos que podem surgir no processo de compra de um imóvel, como atrasos na entrega, problemas na documentação ou necessidade de reformas. Além disso, guardar o décimo terceiro para dar uma boa entrada no financiamento pode ser uma forma de conseguir melhores condições de crédito, como juros menores e prazos mais curtos.
Para guardar o décimo terceiro para comprar um imóvel, é recomendável aplicar o dinheiro em uma modalidade de investimento que seja segura, rentável e de fácil resgate, como a poupança, o CDB ou o Tesouro Direto. Assim, você pode fazer o seu dinheiro render e se aproximar do seu objetivo.
O décimo terceiro salário é um benefício que pode ser usado de diversas formas para facilitar a compra de um imóvel, desde o pagamento das taxas até a compra dos móveis. Cada forma tem as suas vantagens e desvantagens, e cabe a você escolher a que melhor se adapta à sua realidade e aos seus objetivos.
O importante é usar o décimo terceiro com planejamento, responsabilidade e inteligência, para que ele seja um aliado na realização do seu sonho da casa própria.
O décimo terceiro é um recurso importante que pode ser usado em diversas etapas
Reprodução / Freepik
Leia mais:
– Veja as vantagens de investir em um apartamento na planta
– Saiba como comprar um apartamento na planta
– Natur Residencial: lançamento com sucesso de vendas em Atibaia
Sobre a Habras
Desde a nossa fundação, a Habras consolidou-se como uma incorporadora e construtora especializada em projetos residenciais verticais e horizontais no estado de São Paulo.
O nosso maior ativo são as pessoas. Nosso compromisso com a excelência começa com nossa equipe, que é composta por profissionais altamente qualificados e dedicados.
Acreditamos no impacto transformador de uma habitação de qualidade e, por isso, investimos em equipamentos e ferramentas que garantam mais eficiência e rentabilidade em nossas obras.
Buscamos sempre soluções que estejam enquadradas com políticas socioambientais, minimizando o impacto no meio ambiente e contribuindo para a comunidade na qual estamos inseridos.
Nos dedicamos a projetos que inspiram e refletem a nossa solidez. Não construímos apenas edifícios; construímos lares, conexões e futuros brilhantes.