Conseguir um financiamento imobiliário sendo autônomo pode parecer complicado, mas não é impossível. Embora exija um pouco mais de atenção na hora de comprovar a renda, profissionais liberais, autônomos e até mesmo Microempreendedores Individuais (MEIs) podem realizar o sonho da casa própria.
A comprovação de renda é a chave para a aprovação do financiamento. Instituições financeiras precisam avaliar a capacidade de pagamento do solicitante, e para quem trabalha por conta própria, essa etapa requer alguns cuidados especiais.
Se você é um profissional autônomo informal, a formalização pode ser uma grande aliada. Tornar-se um MEI, por exemplo, facilita a comprovação de renda e ainda traz outras vantagens, como acesso a benefícios previdenciários. Diversos documentos podem ser utilizados para comprovar renda: a Declaração de Imposto de Renda (IR), extratos bancários consistentes mostrando a movimentação financeira, o Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) e a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE), emitida por contador registrado.
Apresentar extratos bancários de pelo menos seis meses é fundamental, demonstrando a regularidade dos ganhos. É importante lembrar que tanto a conta-corrente quanto a poupança podem ser utilizadas para essa comprovação.
Além da documentação de renda, outros documentos como RG, CPF, comprovante de residência e certidões negativas são essenciais para o processo. No caso de casados, a certidão de casamento também é necessária. Para aumentar as chances de aprovação, a comprovação de renda conjunta com cônjuge, familiares ou outras pessoas sem vínculo familiar pode ser uma alternativa. Essa opção demonstra maior capacidade de pagamento e divide a responsabilidade do financiamento. Lembre-se que todos os participantes precisam ter o “nome limpo”.
Finalmente, documentos do imóvel, como certidões negativas, registro de propriedade e outros, também serão solicitados pela instituição financeira. Com a documentação completa e em ordem, o sonho da casa própria se torna realidade. Existem diferentes opções de financiamento, como o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e programas governamentais, como o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).
Com a Habras, o seu sonho se torna uma realidade. Com toda a documentação correta, o financiamento que mais se adequa ao seu perfil pode ser aprovado em até 24 horas através da intermediação de um especialista comercial. Entre em contato e não perca essa possibilidade.
Sobre a Habras
Desde a nossa fundação a Habras consolidou-se como uma incorporadora e construtora especializada em projetos residenciais verticais e horizontais no estado de São Paulo.
O nosso maior ativo são as pessoas. Nosso compromisso com a excelência começa com nossa equipe, que é composta por profissionais altamente qualificados e dedicados.
Acreditamos no impacto transformador de uma habitação de qualidade e, por isso, investimos em equipamentos e ferramentas que garantam mais eficiência e rentabilidade em nossas obras.
Buscamos sempre soluções que estejam enquadradas com políticas socioambientais, minimizando o impacto no meio ambiente e contribuindo para a comunidade na qual estamos inseridos.
Nos dedicamos a projetos que inspiram e refletem a nossa solidez. Não construímos apenas edifícios; construímos lares, conexões e futuros brilhantes.